10.22.2015

"Minhotos no Estrangeiro" - Tiago Faria agora na Suíça " Saí do OC Barcelos, bem, feliz e campeão..."


Uns regressam, outros partem.
Tem sido assim nos últimos meses com atletas minhotos.

O ultimo a partir foi Tiago Faria, campeão nacional da terceira divisão pelo OC Barcelos B na época passada e que agora joga na Suíça, no HC Munsingen Wolfe da segunda divisão helvética, formação orientada pelo minhoto Eduardo Mendes.

Natural de Barcelos, nasceu em 24 de setembro de 1994 e começou a patinar no Vitória de Barcelinhos rumando depois para o escalão de infantis do OC Barcelos.
O fato de o irmão Rui Faria já se encontrar na Suiça há alguns anos pesou na mudança,

" A razão principal de sair do Barcelos e de Portugal foi por motivos profissionais. O meu irmão Rui Faria que se encontra na Suiça também pesou na decisão. 
Vim para trabalhar e a oportunidade de jogar surgiu em conjunto. Esta mudança já podia ter acontecido mais cedo, porque propostas sempre existiram. 
Agora foi possível conciliar o trabalho com a pratica do hóquei em patins, por isso arrisquei e aceitei o desafio".

Naturalmente que ainda vive o momento de ter sido campeão pelo OC Barcelos?

" Sim ainda vivo essa situação. Penso que saí a bem, com a sensação de dever cumprido e feliz com um, mas sim dois títulos. Foi uma época em cheio. Inesquecível com muitas experiências que certamente serão úteis no meu futuro como jogador. Não posso deixar de agradecer a toda a estrutura do OC Barcelos, direção, colegas, treinadores e adeptos. Um especial para o Bruno Gomes e para o Nelson Araújo ".

As diferenças são grandes entre o hóquei português e o suíço apesar de estar há pouco tempo no estrangeiro.

" São enormes, principalmente a nível de infraestruturas. Dentro do ringue também existente nomeadamente na cultura tática. Mas penso que aos poucos essas diferenças vão melhorar. Os clubes neste momento estão a trabalhar e bem nesse sentido."

São muitos os portugueses a jogar na Suíça, alguns minhotos...

" Sim é verdade. Mas a vinda destes jogadores torna os campeonatos mais competitivos e ajuda na evolução dos jogadores. Trazem experiência e qualidade. Para alem disso é triste sair de Portugal por varias razões, Alguns deles a nível desportivo encaixam perfeitamente bem em equipas da primeira divisão portuguesa. "

E o OC Barcelos acompanhas?

OC BARCELOS SEMPRE. Não posso esquecer que fiz quase toda a minha formação, que criei grandes amigos e pelas vitorias que obtive. Sempre que o OC Barcelos joga , quer seja a equipa A ou B tenho a preocupação de saber. Desde já agradeço ao Hoquei Minhoto essa possibilidade de divulgar os clubes do Minho.
Este ano desejo aos meus antigos colegas do OC Barcelos B que em ano de adaptação aproveitem o máximo a experiência da segunda divisão, sabendo que vai ser uma temporada muito difícil, onde cada jogo será uma final.
Para a equipa A, ainda é muito cedo para se falar no titulo, mas se mantiverem o nível das exibições realizadas com o grupo que se conhece bem e aproveitar o factor casa, podem muito bem lutar por um titulo". 

O Hoquei Minhoto agradece a disponibilidade e deseja ao Tiago Faria as maiores felicidades pessoais e desportivas.


fotos: Tiago Faria

Sem comentários:

Enviar um comentário